CARTAS AOS MODERNISTAS
Chamada para inscrições nas oficinas do projeto Cartas aos Modernistas
Faça a oficina, produza um filme-carta, integre uma exposição em galeria virtual. Ainda, uma seleção dos filmes-carta produzidos pelos participantes poderão fazer parte de uma instalação no CCSP e de um filme de longa-metragem.
Estão abertas, entre os dias 14 de fevereiro e 07 de março, as inscrições das oficinas do projeto Cartas aos Modernistas, nos modos presencial e online, ministradas por Priscyla Bettim, Renato Coelho e Tatiana Travisani. As oficinas irão abordar as principais questões históricas e artísticas acerca da Semana da Arte Moderna de 1922; bem como os aspectos teóricos, estéticos e técnicos sobre a produção de filmes-carta, uma relevante forma de expressão audiovisual, que permeia os domínios do documental, filme-diário e filme ensaio.
Ao final das oficinas, cada participante irá realizar, com os equipamentos caseiros que possuir (como celulares, câmeras amadoras), um filme-carta com duração entre 5 e 10 minutos. O filme-carta deve cumprir a seguinte proposição:
“Realize uma carta audiovisual estabelecendo um diálogo com algum (ou alguns) dos artistas, obras ou aspectos relevantes da Semana da Arte Moderna de 1922, tecendo conexões/desconexões espaço-temporais entre passados, presentes e futuros. A partir de nossa perspectiva nos dias de hoje, estabeleça diálogos críticos, afetivos ou estéticos com a obra e trajetória do(s) artista(s) participantes do evento marco realizado no Theatro Municipal de São Paulo há 100 anos atrás”.
Os filmes-carta realizados a partir das oficinas ficarão expostos no site (galeria virtual) do projeto, e ainda poderão ser selecionados para uma instalação que ocorrerá no Centro Cultural São Paulo durante o mês de maio. Além disso, uma seleção dos filmes-carta irão compor um filme de longa-metragem que será lançado esse ano na sala de cinema do CCSP.
Os interessados por escolher se inscrever na oficina no modo online ou presencial:
Oficina Online
Sextas-Feiras - 19h30 às 22h30
Datas: 11/03, 18/03, 25/03, 01/04, 08/04 (plataforma Zoom)
Oficina Presencial
Sábados - 14h40 às 17h30
Datas: 12/03, 19/03, 26/03, 02/04, 09/04 (Sala de Debates do Centro Cultural São Paulo)
Professores
Priscyla Bettim
Cineasta, professora e pesquisadora, mestre e doutoranda em Multimeios pela Unicamp. Professora na graduação em Audiovisual no Centro Universitário Senac. Tem interesse pelo cinema experimental e analógico, tendo realizado diversos curtas metragens e o longa metragem “A Cidade dos Abismos” (2021).
Renato Coelho
Professor nos cursos de Comunicação Social da Universidade Anhembi Morumbi e na graduação em Cinema e Audiovisual do Centro Universitário das Américas. Mestre e doutorando em Multimeios pela Unicamp. Realizou curtas metragens como “O cinema segundo Luiz Rô” (2013), “Trem” (2015), além do longa metragem “A Cidade dos Abismos” (2021, em parceira com Priscyla Bettim) .
Tatiana Travisani
Docente no PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi e na graduação em Cinema e Audiovisual da mesma instituição. Pós-doutora em Artes Visuais pela ECA/USP, desenvolve trabalhos artísticos em vídeo arte, vídeo mappings, instalações, cinema expandido e performances sonoro-visuais com o Clássicos de Calçada, projeto em atividade desde 2013.